Offline
Pod ou não pod ! - Marathon de la webradio par Felipe C., Bruno M., Lucas M., Isabelle C., Alyssa V., Chloé B., Louis G., Arthur V., Henrique R. et Georges A..
12/02/2023 11:23 em Orientation/Orientação

TELECHARGER

Journalistes Felipe C., Bruno M., Lucas M., Isabelle C., Alyssa V., Chloé B., Louis G., Arthur V., Henrique R. et Georges A.

Professeurs encadrants : Anne Vigar et Carolina Zaggari

 

Présentateur : Felipe

Bom dia queridos ouvintes ao podcast Pod ou não pod, seu podcast no combate às fake News!  Os alunos da classe de 3e vão nos contar em  pequenas partes um pouco sobre as Fake News, começamos com Bruno Mascaro e Lucas Merle. 

 

Chronique 1 : Bruno Mascaro e Lucas Merle

Bruno: Olá, eu sou o Bruno Mascaro

Lucas : E eu sou o Lucas Merle

Bruno: Com certeza, você já ouviu falar sobre fake news. São notícias falsas, manipuladas, criadas para fazer você acreditar que elas são verdadeiras.

Lucas: O aquecimento global é muito sério porque influencia diretamente a vida de muitas pessoas. As Fake news podem causar mudanças políticas, distorcer a imagem de uma pessoa, de uma marca ou instituição.

Bruno: Para convencer as pessoas são utilizadas várias técnicas. E é isso que nós vamos fazer aqui, porque depois que estudamos e pesquisamos bastante, vamos provar como uma notícia é considerada falsa!

Lucas : Imagina você escutar ou ler uma notícia assim:

“O aquecimento global é uma fraude”

Este título foi utilizado em um artigo do site Mises Brasil, publicado em 9 de julho de 2009 por David Deming

Bruno: Sabe como descobrimos que ela é MENTIROSA?

Lucas : O artigo foi publicado por um autor que não possui relevância no tema e conhecimento técnico no assunto.

Bruno: Além disso, o autor se baseia em fatos isolados e incertos para contestar uma verdade que já é consenso na comunidade científica e órgãos nacionais e internacionais, como a ONU.

Lucas: O autor do artigo utiliza títulos e frases apelativas para mexer com o emocional do público. Prática muito comum quando se trata de artigos falsos ou descontextualizados.

Bruno: Ele não cita fontes precisas e relevantes como, por exemplo, ele cita estudos nos EUA, mas não cita instituições e informações sobre esse estudo. Quando ele cita fontes, são de pessoas que também não possuem conhecimento técnico no assunto.

Lucas Já existem diversos estudos de instituições relevantes sobre o tema, uma delas foi a pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em 2017.

Bruno: Eles dizem que estudos indicam, por exemplo, que, enquanto a temperatura média global subiu, aproximadamente, 5 °C em 10 mil anos - contados desde o fim da última glaciação até 10 mil anos atrás.

George: O INPE diz que a temperatura média global pode aumentar os mesmos 5°C em apenas 200 anos, caso o ritmo de aquecimento global que se observa nas últimas décadas continue.

Bruno: Outra pesquisa de um órgão relevante foi a pesquisa feita pela ONU, em seu Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas dizendo o IPCC, dizendo que “o século XX foi o mais quente dos últimos tempos, com um crescimento médio de 0,7ºC das temperaturas de todo o globo terrestre.

George: A estimativa do órgão é que as temperaturas continuem elevando-se ao longo do século XXI caso ações de contenção do problema não sejam adotadas em larga escala.”

Bruno: Após nos mostrarmos todos esses fatos, podemos concluir que este artigo apesar de poder representar a opinião do autor, não reflete a verdade e não possui argumentos válidos para sustentar sua tese.

Felipe : Muito obrigado Bruno e Lucas e George por essas informações. Vamos prosseguir com Isabelle Cornet e Alyssa Van Nieuwenhove que vão continuar com mais um exemplo.

Chronique 2 : Isabelle Cornet e Alyssa Van Nieuwenhove 

Isabelle : Olá, eu sou a Isabelle Cornet

Alyssa: E eu sou a Alyssa Van Nieuwenhove.

Isabelle: Com certeza, você já ouviu falar sobre fake news. São notícias falsas, manipuladas, criadas para fazer você acreditar que elas são verdadeiras.

Alyssa: Esse é um assunto muito sério porque influencia diretamente a vida de muitas pessoas. As Fake news podem causar mudanças políticas, distorcer a imagem de uma pessoa, de uma marca ou instituição.

Isabelle : Para convencer as pessoas são utilizadas várias técnicas. E é isso que nós vamos fazer aqui, porque depois que estudamos e pesquisamos bastante, vamos provar como uma notícia é considerada falsa!

Alyssa: Imagina você escutar ou ler uma notícia assim:

TERRA PLANA - NASA CONFESSA - A TERRA É PLANA E ESTACIONÁRIA! -> ->

Este título vem de um vídeo gravado pelo canal “Sem Hipocrisia”, onde argumentos sobre o possível terraplanismo são postados.

A notícia em si já é apelativa, como podemos perceber.

Isabelle : No vídeo, o locutor apresenta na tela um documento oficial da NASA. Ele lê e aos poucos explica seus argumentos, afirmando que o documento diz a verdade.

Alyssa: Sabe como descobrimos que esta informação é MENTIROSA?

Isabelle: Bom, primeiramente, analisamos o documento inserido. O documento foi SIM postado pelo site oficial da NASA, porém, a interpretação do documento foi feita de maneira incorreta.

Alyssa: Entendemos que este documento se trata de um cálculo feito por um computador (da NASA), retratando um modelo aéreo, e para facilitar o cálculo, o modelo foi colocado sobre uma terra plana e estacionária, inserida de maneira fictícia.

Isabelle: Mesmo que o canal “Sem Hipocrisia”, tenha se enganado na hora de interpretação do documento e esteja compartilhando fake news, dá pra entender o por que os argumentos dele parecem verídicos.

Alyssa: Primeiramente, o apresentador do canal se identifica e não se mantém anônimo; sabemos que seu nome é Jota Martins, e em outros de seus vídeos, podemos ver seu rosto. O que é incomum em casos de fake news, os criadores dessas notícias falsas costumam se manter anônimos ou se passar por outras pessoas.

Isabelle : Em segundo lugar, ele usa um documento muito antigo, de 1988, e faz parecer que são informações atuais.

Alyssa:Em terceiro lugar, ele disponibiliza o documento na descrição do seu vídeo, onde qualquer um pode acessá-lo. Então ele mostra suas fontes. Porém, como já dissemos, sua interpretação é pessoal e não há fontes que comprovam o que ele explica no vídeo.

Isabelle: E, finalmente, pesquisamos sobre e chegamos à conclusão que esta interpretação de terraplanismo a partir desse documento não foi postada em NENHUM outro site conhecido. Ele foi então o único que entendeu desta maneira.

Alyssa: Além disso, segundo o texto publicado pelo portal Mundo Educação UOL, pesquisadores gregos no ano 500 a.c. perceberam que os navios mostravam somente o mastro quando começavam a aparecer no horizonte.

Isabelle: Isto então é uma prova de que a terra é redonda.

Alyssa: Concluímos então que tudo isso não passa de um mal entendido e de uma distorção de informações verídicas para provar um ponto de vista.

Felipe : Muito obrigado Isabelle e Alyssa, os alunos Chloé Bonfim Rochy e Louis Grelin vão prosseguir com mais informações sobre o tema.

 

Chronique 3 :Chloé Bonfim-Rochy e Louis Grelin

Louis : Olá, eu sou Louis Grelin!

Chloé : E eu sou Chloé!

Louis : Com certeza, você já ouviu falar sobre fake news. São notícias falsas, manipuladas, criadas para fazer você acreditar que elas são verdadeiras.

Chloé : Esse é um assunto muito sério porque influenciam diretamente a vida de muitas pessoas. As Fake news podem causar mudanças políticas, distorcer a imagem de uma pessoa, de uma marca ou instituição.

Louis : Para convencer as pessoas são utilizadas várias técnicas. E é isso que nós vamos fazer aqui, porque depois que estudamos e pesquisamos bastante, vamos provar como uma notícia é considerada falsa!

Chloé : Imagina você escutar uma notícia assim: “Em menos de 15 dias a famosa cantora Preta Gil conseguiu emagrecer 17 quilos...” ou que Simone Mendes da dupla sertaneja Simone e Simaria apareceu na tv 25 quilos a menos. Esta propaganda tem o intuito de vender o produto Lipozepina que promete emagrecer facilmente e rapidamente.

Louis : Sabe como descobrimos que ela é MENTIROSA?

Primeiro vimos se havia um autor que pudesse ter publicado o vídeo e o propagado, mas o autor não foi exatamente identificado, o vídeo não foi feito pela mesma pessoa que o publicou no Facebook. Depois tentamos achar a data da publicação, mas infelizmente não encontramos nenhuma resposta só achamos a data que a conta no Facebook republicou o vídeo, dia 13 de maio de 2022.

Chloé : Também percebemos que não havia nenhum erro gramatical no vídeo publicado, porém as frases ditas e escritas são simples, sem nenhuma formalidade e não são bem estruturadas.

Para atirar a atenção do público no final do vídeo podemos ver expressões bem colocadas e aparente como “amostras grátis’’ e ‘’saiba mais’’.

Louis : Com medo deste vídeo se propagar procuramos saber se a propaganda ainda estava viralizando principalmente no Facebook e até em outras redes sociais, mas felizmente nós vimos que a notícia não está em outros sites.

Chloé : Como tudo indica que a propaganda é FAKE NEWS fomos procurar respostas para desmascarar esses mentirosos!

Louis : Como nós descobrimos que este produto é uma farsa? Em primeiro vamos começar pelo mais básico. As propagandas não estão com o autor identificado e possivelmente foram apenas republicados por outras contas e não há a data que originalmente foi publicada.

Chloé : Em segundo não há erros de gramatica, mas as palavras usadas são simples, familiarizada e algumas até desrespeitosas de forma apelativa, para que o consumidor fique com vontade de comprar o produto

Louis: Terceiro não a fontes que falam que este produto realmente funciona e não está em sites conhecidos.

Chloé : Com as pesquisas feitas por nós descobrimos que os vídeos da cantora Preta Gil e da cantora Simone estão distorcidos. O verdadeiro vídeo da Preta Gil foi uma entrevista feita pelo canal Tatá Ferzosa dia 5 de agosto de 2020, nesta entrevista à cantora fala sobre sua lipoaspiração e que precisou tomar remédios para emagrecer, mas percebeu que não estava fazendo isso por auto aceitação e sim aceitação do público. Fomos mais a fundo e procuramos as fotos no qual Preta Gil supostamente segura o produto Lipozepina, mas isso não passa de montagens. As fotos originais são de propagandas de outros produtos e foram postadas entre maio e junho de 2021.

Louis: Já no caso da Simone Mendes o vídeo destorcido e cortado para parecer que ela realmente falou aquilo saiu do seu próprio canal. No vídeo titulado de ‘’TUDO SOBRE A DIETA | Processei marcas mentirosas’’ a cantora deu alguns detalhes de como perdeu 25 e de todo seu trajeto de emagrecimento saudável e como ela foi acompanhada nele. Eles também usaram imagens dela grávida, deixando a entender que estava ‘’gorda’’.

Chloé : Sem contar que as duas já afirmaram que não é verdade e que suas falas foram distorcidas.

Felipe : Muito obrigado Chloe e Louis, muito interessante, por fim os alunos Arthur Viu Antaki e Henrique Rizzi vão completar este podcast

Chronique 4 : Arthur Viu Antaki e Henrique Rizzi

 

Arthur : Olá, eu sou Arthur Viu Antaki.

Henrique : E eu sou Henrique Rizzi

Arthur: Com certeza você já ouviu falar sobre as fake news. São notícias falsas e manipuladas, criadas para fazer você acreditar que elas são verdadeiras.

Henrique: Esse é um assunto muito sério, porque elas influenciam diretamente a vida de muitas pessoas. As Fake news podem causar mudanças políticas, distorcer a imagem de uma pessoa, de uma marca ou instituição.

Arthur: Para convencer as pessoas são utilizadas várias técnicas. E é isso que nós vamos fazer aqui, porque depois que estudamos e pesquisamos bastante, vamos provar como uma notícia é considerada falsa!

Henrique: Imagina você escutar ou ler uma notícia assim: “Vacinas reduzirão a população mundial em 15%”.

Arthur: Sabe como descobrimos que ela é MENTIROSA? A manchete, como vocês ouviram diz que a vacina irá matar 15% da população. Sendo que foi comprovado que a vacina salvou a vida de diversas pessoas.

Henrique: Exatamente Arthur, também é visto nessa notícia escrita pelo Dr. Joseph Mercola, considerado pelo jornal Estadão como o maior propagador de fake news sobre a COVID-19, dizendo que a vacina da Covid não seria uma vacina, mas sim uma arma biológica. O Dr. Martin se afunda ainda mais no buraco do coelho dessa conspiração e desinforma a população afirmando que a vacina do Covid-19 é uma arma química que contém sequências de ácidos nucléicos que não fazem parte da natureza. Porém, essa afirmação está errada já que são derivados do DNA que é o ácido desoxirribonucleico e do RNA que é ácido ribonucleico.

Arthur: Vale ressaltar que armas biológicas são armas que transportam microrganismos patogênicos capazes de provocar doenças e mortes em seres vivos. Porém, como sabemos, a vacina é uma versão enfraquecida de uma doença para acostumar o corpo para que ele tenha anticorpos necessários e com isso se proteja.

Henrique: Essa teoria já foi desmentida por diversos órgãos de saúde que fizeram testes e conseguiram afirmar que a vacina é sim segura e tem apenas pequenos efeitos colaterais em alguns casos como febre e resfriado

 

Felipe : Muito obrigado alunos de 3eme, espero que tenham conscientizado as pessoas sobre as Fake News, este foi o Pod ou não Pod, vamos proseguir agora com outro podcast incrivel sobre a Guerra da Ucrânia, acompanhem em Rsp, radio são paulo do lycee pasteur no site do lycee.

COMENTÁRIOS